IMG_9018

Livros da Magia

“Instruam a criança. Mostrem a ela o que a magia realmente é, o que foi e o que pode vir a ser”

A premissa pra essa historia é a seguinte, Timothy Hunter é um garoto de 13 anos de idade e não sabe o que vai acontecer num dia simples que esta vivendo a sua vida, Tim esta predestinado em ser um mago (o maior de todos por sinal), só que ele ainda não sabe e a comunidade magica por saber disso, uns vão querer ver ele exercer a magia, enquanto outros o querem morto. Nesse instante ele vai receber a instrução de quatro magos muito poderosos, Jonh Constantine, Doutor Oculto, Mister Io e o Vingador Fantasma, pra quem não sabe eles são a “Brigada dos Encapotados”, uma das maiores organizações magicas que resolveram dar uma ajuda ao pequeno mago Tim e assim resolvem mostrar os caminhos da magia.

Neil Gaiman escreveu na década de 90 uma historia que iria ser um ápice para o selo adulto da DC, a Vertigo, cada capitulo que veremos nessa HQ é um banho aos olhos de tanta beleza em traços, cores, e toda a montagem de cada local onde Tim passa,  John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson ficaram responsáveis por essa parte artística. O interessante nessa historia, foi Gaiman inserir praticamente muitos dos seres ligados a magia que a DC tem, tantos aqueles com maior ou menor grau de intensidade, tudo isso pra deixar mais grandiosa a jornada de Tim e seu primeiro contato com a magia.

Mas vamos la, o que teremos nessa HQ são quatro volumes de Os Livros da Magia”, divididos por:

Livro I: O Labirinto Invisível.

IMG_9023

John Bolton começa esse capitulo com sua arte surpreendente, aqui a jornada começa com o Vingador Fantasma levando Tim através daquele que foi o passado mais remoto da existência da magia, ali ele vislumbra e contempla a Criação e queda dos anjos (a aparição de Lúcifer, personagem recorrente em Sandman que também teria uma título próprio escrito por Mike Carey), o concilio dos arcanjos e antigos adeptos da magia, poderosos magos que deixaram sua marca na história, o que inclui uma visita a um garoto chamado Merlin, que diferente de Tim não tem nenhuma dúvida sobre o caminho que deverá trilhar.

Livro II: O Mundo das Sombras.

IMG_9035

Nesse segundo volume é um que chega a ser interessante pela pessoa que o conduz, John Constantine ficou encarregado de levar Tim a um passeio pelas sombras, ou melhor, para Nova York, ali eles estão para fazer uma primeira visita a residência da Madame Xanadu. A principio ela esta chateada demais com John por algum fator no passado que deva ter acontecido, mas em um certo momento ela parece perceber que Tim esta ali e seus momento de ódio cessa e ela se interessa a ler as cartas de Tarot para ver o que o destino guarda para o menino. Depois de ver o que pode ser seu futuro, Tim segue seu rumo com Constatine ao encontro do Espectro que o salva de um de seus assassinos, logo apos vemos o Senhor Destino dando o ar da graça e continuidade a historia com mais fatos que o pequeno mago precisa saber. Zatanna é a ultima a ser apresentada, os dois resolvem ir ate uma festa onde encontramos o culto da Chama Fria, e adivinha? Lá tentam matar Tim de novo, a sorte que ele esta com uma grande feiticeira que não deixa nada de mal acontecer ao garoto, assim John aparece e encerra o fim da sua caminhada as sombras.

Livro III: A Terra do Crepúsculo de Verão.

IMG_9045

Charles Vess aqui fez ilustrações que dão um brilho aos olhos, aqui a jornada de Tim será guiada pelo Doutor Oculto, ele aqui revela ao garoto sobre os outros mundos em adjacência ao nosso. O passeio ao reino das fadas mostram novas regras, essas que ele não sabia e não escuta o mago ao falar que não deveria receber presentes, pois no Reino das Fadas o preço cobrado é bem diferente do que conhecemos, lá onde você recebe tem que ter um presente de igual valor. Nota se que aqui esse seja talvez o mais lúdico dos livros, onde teremos muitas charadas e enigmas. E aqui no reino das fadas não deixa de ser um lugar sinistro, os habitantes desse mundo de contos de fada não são nada amigáveis e sim gostam de trapacear sempre. Tim passa por poucas e boas em um encontro com a bruxa Baba Yaga e depois dessa aventura toda, cruza seu caminho com a própria Titânia, rainha deste lugar magico. O grande momento e cheio de referencias vem quando eles atravessam um portal onde os levam a lugares como Skartaris, lar do lendário Guerreiro; o Mundo das Jóias, onde vive a princesa Ametista; um aspecto do inferno onde rimando está Etrigan; entre outros lugares, até chegarem ao Sonhar, quando Timothy conhece Morpheus, o Senhor dos Sonhos.

Livro IV: Estrada para o Nada.

IMG_9057

Mister Io encerra a caminhada pelo mundo da magia, Tim é levado a conhecer a beleza e o horror da magia. Agora vamos ate o futuro, ou possível futuro assim podemos chamar, este lugar onde ele é levado seria uma incógnita, pode existir ou nao, mas o garoto precisa ver tudo isso porque esta em sua jornada. Mister Io mostra a Tim um amanhã onde a magia cresceu desordenada e onde ele mesmo tornou-se a ameaça que deveria ter combatido. E também outras versões onde ele se tornou o Magus Supremo, o defensor da luz. Nessa miríade de realidades, ele toma conhecimento da proporção do seu poder caso abrace a magia, e o peso que suas decisões terão sobre o mundo. Vemos futuros alterados de diversas formas; alguns dominados por raças alienígenas; outros protegidos pelos membros da Legião dos Super-Heróis; mais ainda pendentes na batalha infinita entre os Lordes da Ordem e do Caos e até mesmo uma realidade onde os humanos conhecerão Novos Deuses vindos espaço.
O passeio termina com um inevitável encontro com a Morte; a constatação de que em se tratando do sobrenatural, as escolhas nada mais são do que um roteiro previamente escrito…

Minha opinião sobre a obra

Um lindíssimo material em capa dura, formato americano (17 x 26 cm), colorido, escrito por Neil Gaiman, arte e cores de John Bolton, Scott Hamptom e Charles Vess, digamos por passagem que não existe outra equipe fabulosa como essa. Sou um novato em falar sobre o que eu conheço e já li sobre Gaiman e suas obras, mas me encanto toda vez que descubro algo novo sobre o autor e suas historias,  algumas delas que acabam me fascinando pelo universo que estou me adentrando a aventurar. Tim trás muito em si o que todo garoto tem, que é a ingenuidade adolescente, a curiosidade, a vontade de saber mais e mais (e não deixemos de falar da marra), o personagem não possui malicias e nem um ar arrogante, pelo contrario, o garoto pareceu ser bem arrisco e arredio no começo do primeiro encontro com os magos, o que vemos logo depois da primeira conversa e apresentação de cada um, ele parece ir se acostumando com tudo aquilo que estava reservado a sua pessoa e assim, resolve colaborar para conhecer melhor por onde irá trilhar seu futuro. Partes tensas, agitadas e também filosóficas tomam conta de cada capitulo por onde veremos o nosso protagonista passar e se aventurar.

Fiquei curioso e estou indo atras de mais material sobre Timothy Hunter, definitivamente tinha em mãos uma HQ espetacular, fascinante e que me mostrou ter um personagem que eu queria ver mais publicações aqui no Brasil, com certeza um dia iremos rever mais historias (ja tivemos em outras editoras, porque não mais né?), espero que a Panini tenha comprado e que solte esse material, em capa dura, por favor né?

Me explodiu cabeças,merece canecas diplomáticas e leva com todo prazer a nossa nota máxima que é 5!

BASE PARA BANNER



Magno Mustang

Publicitário por formação, habilitado em Web Designer, leitor aficionado, jogador de Magic e Sócio-Proprietário da XD Comic Shop, criador e apresentador do canal Diplomacia Nerd.


Comentários




Pin It on Pinterest

COMPARTILHAR