UMA VIAGEM AO UNIVERSO DEPECHEANO

 

Lançada em 16 de Janeiro dos saudosos anos 90, Enjoy the Silence é o vigésimo single da banda inglesa Depeche Mode, que foi escrita por Martin Gore e é o segundo single do álbum Violator (sétimo álbum de estúdio dos caras).

Inicialmente a canção havia sido planejada para ser uma baladinha calma, com o próprio Martin Gore nos vocais, no entanto, durante as gravações do álbum em questão, o até então membro da banda, Alan Wilder acabou sugerindo a reestruturação do tema musical e incluindo uma linha de baixo marcada, que foi aprovada pelo grupo e que acabou sendo interpretada por David Gohan. Assim que foi lançada, a canção teve êxito imediato e acabou por se tornar um dos singles mais populares, se não o mais popular da banda, sendo tocada em todos os shows, como uma verdadeira viagem no tempo.

 

 UMA BREVE INTRODUÇÃO AO VÍDEO

A versão original deste vídeo foi realizada por Anton Corbijn, que além de trabalhar com o próprio Depeche, dirigiu clipes de outras bandas, tais como Nirvana, U2, Roxette e Coldplay. As filmagens para Enjoy The Silence aconteceram em alguns países europeus, tais como Portugal, Espanha e Suíça e é um vídeo dotado de muitos detalhes e profundo simbolismo, onde somos conduzidos pelo vocalista em traje de rei (com coroa e manto de arminho), que deslocando-se ao longo das cenas, carregando sua cadeira dobrável debaixo do braço transita por inúmeras paisagens, em busca do silêncio, ou quem sabe, de quietude plena? A interpretação é livre, mentes pensantes. Ao longo do vídeo nos deparamos com as belíssimas planícies do Alentejo e as praias do Algarve, através da perspectiva do nosso rei silencioso, onde, após muito andar, chega finalmente ao fim de sua caminhada, num cenário montanhoso, coberto de neve, e nada mais justo que associar silêncio e quietude plena a tal paisagem.

 

Para os mais atentos, é possível notar de onde veio a inspiração visual para a construção do clipe, e quem leu “O Pequeno Príncipe” de Saint-Exupéry, encontra com facilidade tais referências.

Sem título

 

Sem título5

 

SEIS MINUTOS & DOZE SEGUNDOS DE REFLEXÃO

 Desfrute o silêncio. É esta a mensagem principal em “Enjoy the Silence”.

Desde o primeiro segundo a sonoridade estrondosamente harmônica, nos leva a uma reflexão sobre a importância do silêncio, e nos revela através de sua letra forte, os pontos altos do conjunto da obra.
Parafraseando a canção, “se tudo que eu quero e preciso está aqui nos meus braços, as palavras são desnecessárias” Segundo a própria letra, “promessas foram feitas para serem quebradas, sentimentos são intensos, palavras não têm significado”  O que nos leva a conclusão visceral de que somos vítimas de nossa própria necessidade de se expressar, de exteriorizar nossas vontades.

depeche-mode-wide-1

 

 

UM VÍDEO VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS

Vejamos essa epopeia Depecheana e vamos nos deixar levar pela sonoridade transcendental de tal poesia musical.



Jessica Lebrun

Estudante de Publicidade 💡 Freelancer em mídias sociais 💻💹 Apaixonada por quadrinhos 📚 Fotografia 📷Cinema 🎬 Música 🎧 e toda forma de arte. "Café para trabalhar ☕ & Cerveja para relaxar🍺


Comentários




Pin It on Pinterest

COMPARTILHAR