Conhecendo Watchmen

 

No ano de 1985 segundo o universo de Watchmen, Richard Dixon governa uma nação totalitária, fechada e isolada do resto do mundo. Dixon teria levado os EUA à vitória na guerra contra o Vietnã, com o auxilio de Dr. Manhatthan. Por conta desse feito e de outros o presidente ficou um longo período no poder da nação. O quadrinho leva ao leitor a visão de uma Rússia com aljavas nucleares e de um EUA se preparando para um eminente apocalipse, ao mesmo tempo em que Rorscharch investiga a misteriosa morte de um antigo parceiro de trabalho. Edward Blake conhecido também como “Comediante”, o Comediante já era um dos vigilantes quando Rorscharch entrou para o elenco, a morte do antigo parceiro o levou a fazer uma profunda investigação, a qual ele levantou suspeitas de que alguém estaria exterminando heróis aposentados. O quadro dos heróis começou a mudar quando em 1977 a lei Keene foi aprovada, esta por sua vez tinha a finalidade de registrar todos os “fantasiados”, com isso a grande maioria dos mascarados resolveram se aposentar. Watchmen é uma obra completamente psicodélica e que atinge profundamente o ponto de vista, as situações e os dilemas de cada personagem depois da aposentadoria e do recente assassinato de um dos seus veteranos e ex companheiro de trabalho.

A responsabilidade moral é o tema mais destacado na HQ. A obra joga ao leitor o auto questionamento dos heróis sobre o que é ser “herói” O julgamento dos conceitos presentes em quadrinhos estadunidenses e até mesmo elementos enraizados na cultura pop desse país, se manifesta de diversas formas, e no desenrolar da história até mesmo os personagens escolhem não usar mais o termo “herói” preferindo muitas vezes serem chamados de “aventureiros fantasiados” ou “Vigilantes Mascarados”.img_watchmen_hq_revolta

 

Nessa obra a qual o mestre Moore reuniu todo o seu poder criativo, até mesmo os leitores mais exigentes e até mesmo aqueles que não são consumidores dos materiais da DC Comics, se retorcem e reconhecem o quanto a HQ possui uma alta qualidade. Um fato curioso que poucos sabem a respeito da construção dessa obra, é que os personagens que preenchem o roteiro da HQ, eram na verdade pra lá de heróis do lado B. No Inicio do Ano de 1985 a DC Comics abordou o roteirista com a proposta de entregar personagens ao autor. Seriam esses personagens da extinta Editora Charlton, em algumas semanas os esboços do enredo do que a principio estava intitulado como “Watchmen” (vigilantes) já estava pronto e entregue a eles. A resposta foi tão imediata que até mesmo Alan Moore ficou impressionado, isso porque a proposta da HQ era de mostrar aos leitores como era a vivencia de super humanos no meio de humanos e de como seria ao formarem leis que vetassem o uso dos poderes do mesmo e fazendo com que se aposentassem.

A HQ que ganhou vários prêmios Kirby, Eisner e até então o mais alto prêmio científico dado exclusivamente a obras literárias Hugo, isso porque a HQ possui metalinguagem, matemática fractal, teoria do caos, ultra realismo e inúmeras referencias literárias e musicais. Watchmen também é a única história em quadrinhos presente na lista dos 100 melhores romances eleitos pela revista Time desde 1923. Watchmen foi uma das muitas obras que revolucionaram o que as pessoas conhecem como “Quadrinho” nos dias de hoje

thumbnail_2

A história de Watchmen é carregada de personagens intrigantes, para não entregar tudo, foram escolhidos três dos mais polêmicos da série.

Os Personagens mais Intrigantes de Watchmen

 

  • Comediante

watchmen-comedian03-plain

Edward Blake foi integrante dos “Minutemen” os primeiros vigilantes, no entanto enquanto os primeiros vigilantes se aposentavam Eddie escolheu se juntar ao novo elenco, que juntos integraria o grupo dos novos vigilantes. Há quem diga que o Comediante era o pior dos Watchmen, mas o anti herói era na verdade apenas o resultado do governo e de dilemas (Guerra do Vietnã, matança de mulheres e crianças) que nenhum ser humano (Jonathan Osterman como Dr. Manhattan estava longe de ser um homem) reagiria muito bem depois de ter passado. Mesmo após a ascensão da lei Keene, contratado pelo governo Blake fazia o trabalho sujo de pessoas importantes, gente que não podia sujar as mãos, mas com um bom trocado contratavam o Comediante para fazer. Contratado pelo governo Edward teria se tornado um assassino de aluguel e teria dado cabo na morte de Mussolini, thumbnail_comediante-filme-1Hitler, Kennedy e até o superman, ou só um maluco vestido de Superman. Com essa cadeia de fatos se desencadeando na vida de Eddie ele acabou por se tornar um homem violento e cometer uma série de crimes até mesmo frente aos seus próprios amigos, Espectral II é filha de Edward Blake fruto de um estupro a Sally Júpter, primeira Espectral. Mesmo com todos os acontecimentos rodeando vida de Blake a todo o momento o anti herói é retrato como um individuo que sofre de uma depressão profunda e que se arrepende amargamente da vida que levou. “É tudo uma piada… Uma piada de mau gosto, eu achei que entendia, eu achei que eu conhecesse o mundo mas… Eu fiz coisas horríveis Tratei mal um monte de mulheres, atirei em crianças no Vietnã, mas aquilo era guerra!” fortalecendo assim a hipótese de que era apenas o resultado do estado, como dizia Rorscharch uma “paródia da sociedade”

 

  • Manhattan

 

O doutor Jonathan Osterman foi completamente desintegrado por um separador de átomos, no entanto, o acidente nuclear não o matou. Ao invés da morte, Jon acabou recebendo super habilidades, a primeira delas foi a de reconstruir seu corpo a partir da separação dos átomos, mas essa não é nem de longe a maior de suas habilidades. Dr. Manhattan é o único dos vigilantes que tem poderes especiais, Manhattan é considerado um dos seres mais poderosos que o universo dos quadrinhos já thumbnail_5conheceu, criado por Alan Moore e Dave Gibbons o personagem foi inspirado em “Capitão Átomo” herói da editora Charlton criado por Joe Gill e Steve Ditko. Depois de sobreviver ao separador de átomos Osterman ganhou poderes como, manipular toda e qualquer matéria, se teletransportar, e ater ler o futuro.

O personagem é dono de uma singularidade que pertence somente a ele, a forma como ele observa o universo, a raça humana, é completamente diferente ou distinta de qualquer outro personagem já criado, nem herói, nem vilão, Manhattan é apenas Manhattan.  Janey Slater é o primeiro par romântico de Osterman, sendo ela sua colega de trabalho. Ela continuou ao lado do Doutor até o herói se interessar e se envolver com Laurie Juspeczyk, Espectral II.

No plano de Ozymandias, Slater também é uma peça fundamental quando é uma das afetadas pelo câncer que teria sido causado pelo contato extensivo com Manhattan. Laurie trazia um sentido mais humano ao herói e ficou ao seu lado depois da Lei Keene ser aprovada, abandonou sua carreira como heroína por estar insatisfeita com o rumo que havia tomado, tornou-se companheira enquanto ele trabalhava para o governo. No ano de 1971, o presidente Nixon teria pedido pessoalmente ao Doutor Manhattan que intervisse na Guerra do Vietnã. No campo de batalha, Manhattan encontrou Edward Blake. Pouco tempo depois da entrada dos vigilantes na luta, a Guerra foi vencida pelos americanos.

Manhattan é mostrado como um ser atemporal com nível de consciência extremamente avançado, por conta de seus poderes e de sua percepção. Ele pode ver passado, presente, futuro e todas as suas ramificações. Por não conseguir intervir no tempo e seus desdobramentos, Manhattan é seriamente afetado, os problemas humanos alinhados as conseqüências de decisões que ele fez ou deixou de fazer atingem profundamente o personagem fazendo-o sofrer e se tornar cada vez mais neutro, vazio, apático.

maha

  • Rorscharch

7

Criado por Alan Mooree e Dave Gibbons, assim como os demais personagens de Watchmen, Rorschach foi inspirado em personagens da editora Charlton, nesse caso especificamente em Questão Mr. A, criados por Steve Ditko. Moore revelou que o nome do alter-ego do personagem, Walter Kovacs, teria derivado do costume de Ditko de criar nomes que começam com a letra K a seus personagens. A máscara exibe uma série de manchas psicodélicas de tinta que está em constante movimento se baseando nos desenhos ambíguos utilizados no Teste de Rorschach. Walter Kovacs, ou simplesmente Rorscharch é acima de tudo um psicopata, é considerado também um dos melhores detetives do mundo. Filho de Sylvia Kovacs, uma prostituta, e de um homem conhecido por “Charlie” a mãe de Walter cuidava dele de maneira abusiva e durante sua infância o garoto teve sérios problemas na escola, fazendo assim o serviço infantil colocá-lo num orfanato.

Quando saiu da escola Kovacs conseguiu um trabalho em uma loja de vestidos como arrumador de vestuários, a profissão que parece um tanto inusitada para alguém como Rorscharch apresentou a ele o tecido que ele usaria para confeccionar sua máscara. O tecido modificado pelo Dr. Manhattan, continha líquidos sensíveis ao calor entre as camadas de látex, criando assim uma coloração em preto-e-branco que mudava de forma constantemente. O material do tecido era de um vestido rejeitado por uma jovem de nome italiano; Kitty Genovese. Dois anos depois, Kitty Genovese foi assassinada e estuprada, Inspirado pelo destino da moça (ele disse mais tarde ao seu psiquiatra na prisão que uma mulher o mandou “se vestir”, Kitty Genovese. Tinha certeza de que esse era o nome da mulher), desde então ele fez uma máscara do tecido do vestido e começou a combater o crime como o vigilante Rorschach. Inicialmente, Walter deixava os criminosos vivos, para que fossem presos pela polícia, mas isso mudou em 1975 quando ele investigou o caso de uma jovem que havia sido seqüestrada.

8

A jovem se chamava Blair Roche, Rorscharch havia prometido aos pais da garota que a devolveria viva, as investigações o levaram até uma loja de costura abandonada onde encontra a roupa de uma menina no fogão e dois cães roendo um osso humano. O ocupante do estabelecimento se chamava Gerald Grice, o homem havia assassinado a menina, Kovacs mata os cães e aguarda pacientemente a sua chegada. Quando Grice volta, Rorscharch algema-o ao fogão e derrama querosene em torno dele. Então nas mãos de Grice ele coloca uma serra, jogando a proposta que ele terá que cortar a própria mão para escapar dali, antes das que as chamas consumam o edifício e finalmente ele.
Em sua região, Walter é conhecido por carregar uma placa com as palavras “The End Is Nigh” (O fim está próximo) Rorschach é o único vigilante que continua ativo mesmo após a aprovação da Lei Keene, que tornou ilegal a atuação de vigilantes mascarados e justiceiros (com exceção do Comediante e do Dr. Manhattan, agora contratados pelo governo dos Estados Unidos).  Como a maioria dos personagens de Watchmen, Rorschach não possui super poderes, movido apenas por sua sede de justiça, suas habilidades consiste em técnicas de combate e principalmente de improviso. O personagem usa todo e qualquer tipo de armas que estão disponíveis no momento, tais como a pimenta, equipamento oficial da polícia, bem como a utilização de um spray de cabelo em combinação com um fósforo para atear fogo a outros policiais durante um confronto na casa de Moloch. Apesar da instabilidade mental, Rorschach é descrito como “taticamente brilhante e imprevisível” por Coruja II, e possui habilidades de detetive surpreendentemente excepcionais, perdendo apenas para o Batman. A verdade é que o ponto mais alto do personagem está em sua incrível, intrigante, psicodélica e forte personalidade.

ror



Redação Diplomacia Nerd

Um seleto grupo de nerds, protótipos de escritores, munidos de café ☕ e com uma mochila repleta de livros e quadrinhos 📚


Comentários




Pin It on Pinterest

COMPARTILHAR